terça-feira, 9 de setembro de 2014

A loucura da perfeição

Esse post foi sugerido pelo grupo de postagem coletiva Rotaroots - Blogueiros de Raiz

Eu não tenho o costume de participar de correntes/desafios na internet, sempre fico sentada na minha cama vendo as pessoas publicarem coisas do tipo e pensando, lá no fundinho, o quão idiotas são algumas coisas que circulam por aí. Quando vi esse desafio que as mulheres do meu Facebook estavam postando, aquele em que você tem que postar uma foto sua sem maquiagem e desafiar alguma amiga sua a fazer o mesmo, achei um pouco besteira e falta do que fazer.


Quando eu resolvi fazer um blog, queria escrever sobre todas as coisas que gosto, mas é inevitável que aborde muito mais coisas sobre beleza e maquiagem, pois gosto muito disso e acho que toda mulher que também goste dessas coisas tem o direito de saber se maquiar. Então eu parei para pensar nesse desafio e na imagem que um blog de beleza pode passar para algumas pessoas.











Dean, apenas sendo lindo


Se você parar para dar uma olhada no meu Instagram, só verá fotos em que eu estou devidamente maquiada e toda trabalhada no carão. Eu já nem me lembro mais de quando tirava fotos para colocar nas redes sociais em que eu estava de cara limpa, completamente sem maquiagem.


Acontece que com o passar dos anos (e isso é uma coisa que já conversei entre amigas), passamos a criar uma maior dependência desses produtinhos que escondem nossas “imperfeições”. Quando eu era mais nova saía de casa quase sempre de cara lavada e não estava nem aí para o que as pessoas achariam de mim. Mas aí você começa usar um rímel hoje, um blush amanhã e por aí vai, e quando você percebe se encontra totalmente dependente desse ritual diário e sabe que se não fizer isso todos os dias as pessoas vão perceber, perguntar se você está doente. Sim, eu já presenciei essa cena.




Parando para analisar essa minha dependência, percebi que muito dela é fruto dessa influência de outras pessoas sobre nossas vidas. Por exemplo, muitos dias eu estou de saco cheio e com zero paciência para me maquiar, mas eu faço. Não saio de casa sem maquiagem com medo de que as pessoas me olhem e se assustem por eu estar muito diferente do que eu estava ontem, o mesmo choque que faz com que as pessoas perguntem a uma mulher que está sem maquiagem se ela está doente.


Eu acho que esse desafio, pra começo de conversa, nem deveria ser um desafio. Já postei isso no meu Instagram e vou repetir aqui. Não deveria ser desafio para mulher nenhuma mostrar o seu rosto como ele realmente é. Sei que nos meus vídeos estou sempre maquiada e ensinando alguma coisa que aprendi, mas o que não falo é que a melhor parte do meu dia é quando eu chego em casa e lavo o meu rosto.


Me sinto limpa, livre. Posso esfregar meus olhos, passar a mão no meu rosto sem medo de ficar toda borrada. E o melhor de tudo, posso ser eu mesma, pois as pessoas que eu amo me conhecem desse jeito e me sinto muito feliz por não precisar usar essa máscara dentro de casa. Todos nós temos "defeitos", não gostamos de algo no nosso corpo, por isso acho que essa história de perpetuar a imagem de perfeição para as outras pessoas deve parar por aqui. A minha contribuição é a foto do meu rosto completamente limpo, tenho olheiras, sardas e meus cílios não parecem uma asa de borboleta quando eu lavo meus olhos. Ninguém deveria ter vergonha de mostrar sua verdadeira face.

 

2 comentários:

  1. Que linda! Você não precisa de maquiagem nenhuma. Fica bonita de qualquer jeito. :D

    Beijos, www.bloguntilwedie.com.br

    ResponderExcluir
  2. Texto maravilhoso. Você é linda! Sua pele é impecável :) Também participei desse projeto no meu canal no youtube e no meu blog, mas eu sou um pouco diferente... Eu não ligo em ficar sem maquiagem haha É claro que pra ir no shopping ou num restaurante legal eu me arrumo, mas de resto é cara lavada MESMO! ahaha Espero que você consiga se sentir segura sem make, porque você é linda e tem que deixar a pele respirar! haha Beijos!

    ResponderExcluir